A Panerai lança o Submersible eLAB-ID™

0

Um relógio conceptual com 98,6% de materiais reciclados por peso que abre um precedente na produção circular de relógios.

Durante gerações, a Panerai tem sido pioneira no que toca à produção relojoeira contemporânea. A marca propôs consistentemente novas proporções, materiais e tecnologias com impacto transformador e de longo alcance. Mantém-se nesta trajetória com aquilo que poderá vir a ser a proposta mais disruptiva até à data. Com a apresentação do Submersible eLAB-ID™, o relógio com a maior percentagem de materiais recicláveis jamais feito, a Panerai propõe-se liderar um movimento para a manufatura de relógios com mais responsabilidade ambiental.
O Submersible eLAB-ID™ é uma realização sem precedentes na história da indústria da relojoaria. Um total de 98,6% do seu peso vem de materiais integrando uma elevada taxa de elementos reciclados. A sua caixa, com mostrador de tipo sandwich e pontes são compostos em EcoTitanium™, uma liga de titânio reciclado, que é um metal leve de grau aeroespacial com mais de 80% de conteúdos puramente reciclados. O Submersible eLAB-ID™ é o primeiro relógio a recorrrer a SuperLuminova™ 100 % reciclado no mostrador e nos ponteiros, e silício 100% reciclado no movimento de escape. Ambos são obtidos através de delicados processos de reciclagem a pequena escala que reutilizam resíduos de matéria-prima. Do vidro de safira aos ponteiros em ouro, a maioria dos principais componentes contém materiais reciclados.

O Submersible eLAB-ID™, um prodígio da inovação e dedicação, e uma enorme conquista para a Panerai e um tributo à criatividade e tenacidade do Laboratorio di Idee, a incubadora de pesquisa e desenvolvimento que impulsiona os avanços técnicos da marca. O mais importante é que o Submersible eLAB-ID™ é uma oportunidade para a indústria relojoeira perceber que conceber um relógio usando predominantemente materiais reciclados é possível, reduzindo assim a necessidade
de extrair materiais virgens e os seus elevados impactos ambientais associados.
A Panerai pede a colaboração de outras marcas ou parceiros ansiosos por trabalhar para criar um futuro mais sustentável com base em recursos naturais de forma circular.
Para obter materiais reciclados necessários para construir um relógio de raiz foi preciso que a Panerai criasse uma nova cadeia de suprimentos. Para alcançar este ambicioso projeto Submersible eLAB-ID™, a Panerai desafiou os seus parceiros e fornecedores, da indústria relojoeira e de outras áreas como o ramo automóvel ou aeroespacial, para embarcar numa aventura de experimentação e exploração.

Muitos deles nunca tinham trabalhado com tantos conteúdos reciclados antes, mas conseguiram que o conceito de relógio ganhasse vida.
«Ficaremos muito felizes se todos os nossos pares na Suíça e no resto do mundo entrarem em contacto com os nossos fornecedores para usar os mesmos materiais», afirmou o CEO da Panerai, Jean-Marc Pontroué. A iminente crise ambiental terá um impacto global e exigirá um esforço global para combatê-la.
A Panerai está preparada para liderar este esforço no setor da relojoaria. Com o Submersible eLAB-ID™, a marca criou um modelo que irá servir como um modelo que os outros poderão seguir e construir. «Não queremos ser os únicos a fazê-lo», disse o Dr. Pontroué. «Agir sozinhos não irá salvar o mundo».

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta