Estaleiro francês apresenta o seu novo catamarã, o Lagoon 55

0

Foi no passado dia 12 de Março, em Bordéus, que o construtor francês Lagoon apresentou, à imprensa internacional, o seu mais recente modelo de catamarã à vela, o Lagoon 55.
Após várias semanas de testes, a Lagoon revelou seu novo modelo, o Lagoon 55. Em direto do estaleiro Construction Navale Bordeaux e a bordo do primeiro protótipo lançado 25 de fevereiro.

Para os amantes de catamarãs, que acompanham a história da Lagoon há mais de 30 anos, o nome deste modelo irá certamente trazer boas lembranças: o Lagoon 55 foi de facto o primeiro Lagoon a ser lançado, em 1987. Com arquitetos navais Marc Van Peteghem e Vincent Lauriot-Prévost (design VPLP) ao seu lado, a Lagoon começou a deixar sua marca, e gradualmente tornou-se o líder no mercado de catamarãs de lazer. 34 anos depois, existem mais de 6.000 catamarãs Lagoon navegando em todos os mares do mundo…

É difícil comparar o Lagoon 55 de 1987 e o Lagoon 55 de 2021, pois a evolução e as inovações mudaram os cascos e o layout interior. No entanto, podemos afirmar sem dúvida que a Lagoon manteve-se fiel às suas raízes e valores: oferecer um veleiro seguro e confortável, para ir longe e viajar.
À primeira vista, a inovação marcante neste novo Lagoon 55 recém-lançado é a área de popa que foi totalmente redesenhada para oferecer uma circulação ideal a bordo, criando um vasto terraço sobre o mar. O cockpit é totalmente aberto, proporcionando uma vista panorâmica e ininterrupta, as passagens laterais nos flutuadores foram pensados tanto para facilitar o acesso como para se tornarem verdadeiros espaços adicionais de convivência.

O ênfase também foi colocada na luz e na ventilação, com janelas no teto do salão complementando as grandes verticais, criando aquele efeito “ao ar livre” tão caro a Massimo Gino, o designer de interiores (Nauta Design): “Abrindo os interiores para tal abundância de luz natural permite uma conexão perfeita com a paisagem e o ambiente natural ”.
Disponível nas versões de 4, 5 ou 6 cabinas, com amplas casas de banho privadas qualquer que seja a configuração escolhida, o Lagoon 55 oferece volumes impressionantes, trazendo um verdadeiro valor agregado em relação ao Lagoon 52 que substitui na gama. O Lagoon 55 tem um design moderno mas mantém os códigos do ADN da marca.
Após a conferência de imprensa de 12 de março, o Lagoon 55 zarpará com as equipas técnicas para uma longa série de intensos testes de navegação. O modelo estará presente no Show Internacional de Multihull em La Grande Motte, no sul da França para a sua estreia mundial no final de abril e, em seguida, iniciará uma turné pelo Mediterrâneo.
A marca Lagoon é representada em Portugal pela empresa Sea Way / Grupo Siroco

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta