O primeiro estudo sobre o impacto do Covid-19 na indústria náutica europeia

0

O primeiro estudo da European Boating Industry, Bundesverband Wassersportwirtschaft eV e boot Düsseldorf oferece uma visão única de como a indústria da náutica de recreio na Europa se saiu em 2020 devido à pandemia de COVID-19. Apresentado no International Breakfast Meeting em 20 de abril e agora publicado, o estudo mostra um impacto misto na indústria em 2020, com perspectivas positivas para os próximos anos e algumas tendências claras.

O estudo, liderado por dois graduados da Universidade de Jade Wilhelmshaven na Alemanha (Amelie Cesar & Natascha Zwenke) é o resultado de uma cooperação única entre a indústria náutica europeia, Bundesverband Wassersportwirtschaft eV e boot Düsseldorf. O estudo analisa o impacto da pandemia em 2020 em uma série de indicadores-chave e nas perspectivas da indústria. Ele é baseado nas respostas de empresas pertencentes à EBI que foram pesquisadas no final de 2020 após o final da temporada de verão, bem como entrevistas com especialistas entre os membros plenos da EBI.
O estudo mostra um quadro variado do impacto do COVID-19 e as várias restrições a nível nacional para 2020, com alguns países e alguns subsetores mais impactados do que outros. Alguns mercados, no entanto, também se saíram excepcionalmente bem com o aumento das receitas. Surge uma imagem clara para 2021 e além, mostrando uma perspectiva positiva para as empresas. Também demonstra a necessidade de medidas de apoio político a nível nacional e europeu.

Algumas das principais mensagens do estudo:
Pequenas e médias empresas (PME): Mais de 96% das empresas que responderam eram PME e quase metade eram micro-PME.
Receita: Um terço das empresas indicou aumento, enquanto mais da metade registrou queda na receita. As empresas que têm como atividade principal o turismo e a produção foram mais atingidas do que as empresas do setor da distribuição e dos serviços.
Emprego: 23% das empresas tiveram de demitir funcionários, enquanto 22% aumentaram o emprego. O impacto sobre o emprego pode ser mais significativo a longo prazo.
Tendências futuras: O interesse pela navegação é visto como um aumento no curto e no longo prazo. As empresas se concentram cada vez mais na digitalização e, em parte, também na sustentabilidade ambiental. No entanto, os investimentos tiveram de ser adiados em 2020 devido à pandemia.
Apoio governamental: em todos os países, os governos apoiaram empresas em dificuldade. No entanto, o apoio governamental continua a ser necessário a nível nacional e europeu, com ênfase no apoio financeiro, legislação eficaz e promoção.
Perspectivas do setor: As perspectivas para as empresas na indústria náutica são consideradas positivas para 2021, com apenas 23% considerando-as ruins.
Os resultados completos do estudo e da análise estão disponíveis para membros da EBI, BVWW e da rede de boot Düsseldorf. Uma versão limitada e um resumo executivo podem ser baixados aqui .

Comentando o estudo, Petros Michelidakis, Diretor do Projeto da bota Düsseldorf , disse: “ O resultado deste estudo também é essencial para o desenvolvimento da bota Düsseldorf. A indústria náutica internacional e todos os esportes aquáticos têm um potencial enorme. Usaremos isso no boot Düsseldorf e continuaremos a oferecer à comunidade de esportes aquáticos um show único no mundo e será o reflexo do mercado. Estou muito feliz que já iremos provar isso no boot 2022, porque o interesse da indústria em participar e se apresentar novamente ao seu público é muito grande .

Karsten Stahlhut, Diretor Executivo da BVWW comentou “ O estudo mostra o grande potencial da indústria de esportes aquáticos. Juntos, devemos fazer o nosso melhor para permanecermos sempre preparados para o futuro e inovadores, também no que diz respeito à digitalização e à futura transformação técnica

Philip Easthill, Secretário-Geral da EBI , declarou: “ É encorajador ver que nossa indústria foi capaz de se manter bem em 2020 e que as empresas são positivas para o futuro. Isso mostra a resiliência de nossa indústria e o trabalho árduo durante o último ano. Nosso setor está claramente muito bem posicionado para aproveitar as novas tendências de consumo e se beneficiar a curto e longo prazo. Dado o impacto que a pandemia, no entanto, teve, o estudo mostra claramente a importância de uma política eficaz em todos os níveis de governo para apoiar a recuperação e ajudar a indústria a retomar o crescimento nos próximos anos.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta